é a qualidade estética que nos faz reconhecer uma obra de arte?
sendo a estética relativa, subjectiva e a maior parte das vezes ineligível, sob este aspecto é sem dúvida indefinível, não há descrição consensual na história ou na filosofia do que é uma obra de arte.
apenas os juristas têm uma definição rigorosa elaborada por coleccionadores, conservadores e representantes do mercado da arte em total conhecimento de causa. O que se entende juridicamente por uma obra de arte não é mais que limitar-se a indicar objectos negociáveis e não abarca nem a literatura, nem a música nem as artes do espectáculo, nem tão pouco recorre a nenhum julgamento estético. toda a noção de qualidade está ausente.
uma obra de arte define-se assim por apenas dois critérios: ela é única e produz um numero limitado, ou ela deve ser obrigatoriamente fabricada ou controlada pelo artista.
portanto qualquer objecto não reproductível pode ser um arquétipo de objecto de arte, qualquer quadro medíocre é uma obra de arte qualquer que seja o julgamento pessoal que tenhamos sobre ele.
a sua qualificação como obra de arte não depende nem do estilo nem da época, nem da notoriedade do autor apenas tem que ser "original".
ora, ser "original" é uma noção complexa que engloba noções de novidade, autenticidade e unicidade. Sendo que a novidade e a autenticidade podem ser produzidas industrialmente resta a unicidade ou dito de outra forma as "fabricas de raridades"....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Engraçado, tive uma discussão destas há pouco tempo (aliás duas)
Uma com um "artista" que fabrica os tais originais, e uma com alguém que produz "artistas".
Para mim confesso que tenho uma definição muito minha; sendo que eu não sou artista, arte é tudo o que eu não consigo fazer.....( boa hem?)
Por isso, uma árvore é uma obra de arte, o ventos nas folhas faz um som único, é arte, música clássica faz-me sonhar e viajar, é arte.....
De facto existem muitas obras de arte, mas muitos menos, do que certos "artista " pensam.
Mas isto sou eu ..... e que sei eu?
Olha um beijo :)
Saudades de ti, meu querido.
Tenha um ótimo domingo.
Bjsssssssss
Silenciosa,
A tua definição é optima... tu sabes muito... serás tu própria uma obra de arte?
afinal somo unicos e irrepetíveis...
um beijo para ti.
Hellena,
obrigado... e para ti também, boas... dores.
volta sempre, gosto de ti aqui.
Um beijo
Que falamos nós sobre vulgaridade há tão pouco tempo?
Existem milhares de silenciosas neste mundo.
Não sou, nem aspiro a ser.
Sou uma mera espectadora.
Um beijo
Enviar um comentário