quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Signos (2)

Depois de abordar os signos noutro post, fiquei a pensar mas porque raio é que não acredito nos signos e na astrologia seja ela ligth ou não?

Efectivamente este assunto foi arrumado, algures na adolescência numa prateleira neuronal qualquer. Passaram duas ou três décadas sem ter objectivamente repensado, reorganizado ou actualizado na cabeça os argumentos para essa convicção. Vamos lá ver se consigo elencar alguns:

O Céu de Nascimento: que tipo de força modelar da personalidade é que Marte ou Vénus ou outro astro qualquer pode ter exercido no momento em que nasci? A única força exercida por estes planetas com algum efeito sobre a Terra é a força da gravidade, e relativamente a esta, garanto que a proximidade da Serra da Estrela exerceu uma influência gravitacional incomparavelmente superior à exercida pela massa de todos os planetas do sistema solar juntos.


Porque são Doze Signos: Esta é simples, a maioria das culturas antigas reparando na repetição das estações procurou medir a duração completa do ciclo, chegavam com alguma facilidade a uma duração aproximada de 360 dias, numero cujo fraccionamento mais lógico são 12 meses de 30 dias. Daí a dividir a esfera celeste em 12 partes iguais de 30 graus cada num total de 360º, e atribuir e identificar cada parte com uma constelação que passasse sucessivamente por um ponto fixo próximo do horizonte também me parece um passo lógico, se fossemos marcianos seriam aproximadamente 24 meses de 29 dias ou forçando a nota 12 meses de 58 dias. O numero dos signos seria assim perfeitamente causal de planeta para planeta dependendo da duração dos seus dias e do seu ano.

Nome dos Signos: Quem já olhou para o céu numa noite estrelada de Agosto identifica seguramente a Ursa Maior e a Ursa Menor, mas conseguem ver ou imaginar as Ursas? Eu não. Provavelmente também não conseguem ver nenhuma Virgem, Touro ou Aquário (é mesmo difícil) mas percebo a necessidade de criar referências unindo meia dúzia de objectos estrelares mais visíveis. O nome é apenas um nome. Porque é que o Escorpião tem que ser traiçoeiro (se se chamasse Cadeira, Mesa ou Prato seria comilão?), ou porque é que Touro (que podia ser Rosa, Espinho ou Arvore), etc.

Bem mas isto são factores exteriores...faltam os factores interiores...acho que vou ter que fazer outro post para encerrar o assunto.

Sem comentários: