segunda-feira, 9 de março de 2009

Baixar o Nível

1/6 da população mundial (europeus, americanos, japoneses...) absorvem metade dos recursos do planeta, se os restantes 5/6 consumissem de igual forma seriam necessárias mais 3 "Terras"...

O que é certo é que, para que a coisa se pudesse tornar sustentável teria que prescindir voluntariamente do meu carro, do meu frigorifico e do meu aparelho de ar condicionado, desconfio que nem eu nem ninguém está disposto a abdicar um milímetro daquilo que já tem, que dá como adquirido, e que se convence que não tem impacto global relevante, de cavalo para burro ninguém quer.

Pelo contrário, os outros que não têm, também aspiram a ter, e aspiram com muita força e velocidade.

Parece assim caminharmos muito rapidamente para algo drástico, quer seja a delapidação acelerada da natureza quer seja a guerra pela posse dos recursos, tanto uma como a outra, mesmo encapotada já está a acontecer, veja-se como a madeira é consumida com selo de proveniência "sustentável" para apaziguar as nossas consciências ocidentais, quer com a destruição de países estratégicos à conta de existência de armas de destruição maciça.

Como eu gostava de estar errado.

Sem comentários: