quinta-feira, 4 de junho de 2009

emoções negativas


desabafar, pensar noutra coisa, ouvir música, afastar-se da fonte do problema, ficar só, tentar perceber a situação, descansar, fechar os olhos, tentar dormir, fazer desporto, ler, escrever, arranjar um hobby, ir ao cinema, rezar ou meditar, beber, são todas estratégias mais ou menos espontâneas que utilizamos para lidar com as nossas emoções negativas, a tristeza da perda, a cólera ou o medo.

assentam todas na recusa da experiência emocional, afastar a tristeza, negar a frustração, mesmo recusar a felicidade para não ter que sofrer com o seu fim posterior, adiamos, depois continuamos a ruminar.

o oposto consiste em "tirar o vapor à panela de pressão" antes que ela expluda, um condutor enraivecido no meio do transito, baixa a cólera gritando, batendo em algo, mas parece-me que também não é solução... depressa frustrações posteriores necessitarão de mais violência.

a solução? usar bem as emoções procurando partilhá-las com a razão. aceitar, essa palavra fácil de dizer e difícil de concretizar, aceitar enquanto experiência sem julgamento, sem antecipação nem ruminação, exercitando a atenção no presente e procurando viver emoções positivas.

o espírito reina... mas não governa.

4 comentários:

tronxa disse...

pois, vulgar...

cmg as emoçoes negativas costumam ouvir-me e bem!!!

gosto de ir desabfando, para nao ficar com nada ca dentro a chatear-me!!!

bjnhsssss e vai por mim... mais vale uma boa barafustadela na hora certa, do que andar a soltar a coisa devagarinho!!!

Ragazza disse...

nem sempre somos assim tão lúcidos quando nos encontramos na mó de baixo. E o caminho para a recuperação parece-nos tão penoso de caminhar...

pecado original disse...

Bater em algo faz bem... muito bem, exteriorizar e depois utilizar um mecanismo de defesa muito inteligente que é a sublimação.

Aliás como é exemplo os "nossos" blogues ;)

Vulgar disse...

tronxa,
eu nao sou de desabafos..feitios.
beijo

Ragazza,
também acho, mas o treino em tecnicas de meditação ajuda bastante nesse caminho.
beijo


pecado original,
sublime.
se eu for ao teu blog não me bates pois não?
beijo
e bom fim de semana