quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cem vezes quatro não são quatrocentos

O delta do rio das Pérolas tem mais de 60 km de largura. Nos seus vértices está Guanzou, no interior, Macau na margem Sul e Hong-Kong na margem Norte.

O território de Macau foi tacitamente cedido aos Portugueses durante mais de 400 anos até à sua entrega à China em 1999. Com cerca de 500 mil habitantes, o orçamento do território é na integra suportado pelas receitas do jogo e das actividades turísticas associadas incluindo a prostituição.

Por sua vez, os territórios de Hong-Kong foram negociados como contrapartida dos Chineses aos Ingleses na sequência derrota na guerra do ópio, por um período de 150 anos que terminou em 1997. Passou para a China com cerca de 6 milhões de habitantes, e outros 6 milhões na sua periferia do outro lado da fronteira, ocupando o lugar de principal praça financeira do sudeste asiático.

Certo dia, falando com um chinês de Macau sobre as diferentes dinâmicas destas duas cidades, retorquiu que ao contrário dos ingleses que tiveram uma prespectiva de permanência longa, portanto com tempo, disposição e engenho para construir uma cidade competitiva, com todas as valências, os portugueses começando a instalar-se em semi-clandestinidade mantiveram sempre uma visão de curto prazo, quer por via dos negócios iniciais que se limitavam a fretar navios com sedas e especiarias, quer mais tarde com a nomeação para os principais cargos do território de militares portugueses por periodos de 4 anos correspondentes às comissões de serviço.

Rematou dizendo que os ingleses estiveram por uma vez durante 150 anos em Hong-Kong ao passo que os portugueses estiveram 100 vezes durante 4 anos em Macau.

Bem sei que é uma redução simplista, não tem em conta uma quantidade enorme de outros factores, bem como a dinâmica própria e o auge de cada um desses impérios, mas não deixa de ser uma imagem que, se por um lado retrata a nossa caracteristica tipica do desenrascanço, por outro mostra a nossa pouca capacidade de vermos para além do horizonte imediato.

1 comentário:

Anónimo disse...

necessario verificar:)